Revisão do automóvel

publicidade

Um dos primeiros mandamentos antes de pegar a estrada com a família é fazer uma boa revisão no carro. O automóvel precisa passar por um bom mecânico para colocar tudo em ordem. Esse é o tipo de precaução que, além de evitar chateações, pode salvar vidas.

Caminhão de brinquedo com um bebê em cima e outro concertando-o.

Existem alguns itens que devem ser checados periodicamente como o estado de conservação dos pneus e do estepe, o óleo e a água do motor. Mas para pegar a estrada, a revisão deve ir além. Verifique o nível do óleo do motor e também o filtro de óleo, que deve ser substituído a cada duas trocas de óleo. Cheque ainda o estado de conservação do filtro de ar e substitua a peça se necessário. O mecânico também deve observar o estado das correias e das velas de ignição.

Os freios merecem muita atenção. Se o carro estiver fazendo um ruído alto ao brecar, esse é um sinal de desgaste das pastilhas e lonas de freio. Se necessário, troque esses componentes. A revisão dos discos e do sistema hidráulico também é essencial.

Quanto ao sistema elétrico, é preciso verificar o nível da bateria e testar luzes dos faróis, freio, lanternas e setas. Se alguma estiver queimada, substitua. Para a segurança dos passageiros, o carro deve estar devidamente iluminado e sinalizado.

Mecânico com ferramenta na mão.Peça para o mecânico checar a suspensão do veículo e ver se está na hora de trocar molas e amortecedores. Lembre ainda de completar a água do reservatório do limpador de pára-brisa e substituir as palhetas se estiverem muito gastas.

A calibragem dos pneus deve ser feita de acordo com o número de pessoas e bagagens que vão viajar no carro, pois o peso influencia diretamente os pneus.

Certifique-se que os equipamentos obrigatórios do carro estão em ordem: extintor de incêndio, triângulo, macaco, chaves de roda e de fenda e cintos de segurança. Confira ainda as documentações do carro, do motorista e do seguro antes de colocar o pé na estrada.

publicidade
publicidade