Recomendações básicas

publicidade

É muito comum bebês e crianças terem alergias de alguns produtos. “A pele do bebê é muito sensível a produtos químicos de forma que perfumes, amaciantes e ‘cheirinhos’ nas gavetas funcionam como irritantes”, explica a pediatra e especialista em alergia, Dra. Beatriz Tavares Costa Carvalho, da Universidade Federal São Paulo.

Por isso a médica recomenda que a roupa dos bebês, especialmente dos recém-nascidos, seja lavada com pouco sabão e muito bem enxaguada para que não fique resíduo do produto.

Os produtos podem ser os mesmos usados nas roupas dos adultos, evitando apenas os amaciantes e alvejantes. Se a criança apresentar alguma irritação na pele, isso pode indicar que ela tenha alergia a algum produto específico. Nesses casos, o pediatra deve ser consultado para indicar a substituição.

Mesmo a roupa das crianças mais crescidinhas deve ser lavada com pequenas quantidades de produtos químicos e muito bem enxaguada. Outra recomendação é não usar perfumes, que também podem causar irritação na pele.

Se as roupas estiverem manchadas, a Dra. Beatriz Carvalho diz que não há problema usar os mesmos produtos das roupas dos adultos, contanto que as peças sejam enxaguadas abundantemente.

publicidade
publicidade