O choro no banho

O choro do bebê na hora do banho pode se repetir nos primeiros dias, mas logo ele percebe que é bom e passa a ficar tranquilo.

publicidade

O banho do recém-nascido não seria tão problemático para os pais se o bebê não chorasse tanto. Afinal, qual o motivo do choro dos bebês nos primeiros banhos?

“O bebê, em qualquer situação que o tire da rotina, é estimulado, como por exemplo, quando começa a ser despido. A única coisa que ele sabe fazer é chorar, portanto, quando ele muda de ambiente, logo é estimulado e se manifesta. Mas na maioria dos casos o choro logo para quando ele é colocado na água quentinha e retoma seu conforto”, garante a enfermeira Ana Paula. Isso significa que, com o tempo, quando o banho diário deixa de ser uma sensação desconhecida e vira uma rotina, o bebê pára de chorar. Basta ter paciência e fazer a experiência do banho virar um momento de prazer o mais rápido possível.

Experimente acariciar e conversar com o bebê durante o banho. Ao ouvir sua voz suave, ele vai se acalmando e aos poucos se sentindo mais confortável. O banho é mais um momento de troca entre a mãe e o filho e a conversa com o bebê pode tornar tudo ainda mais agradável.

Bebê recém-nascido chorando no banho - foto: Jiri Vaclavek/ShutterStock.com

publicidade
publicidade