Laptop no colo pode resultar em infertilidade masculina?

publicidade

Laptop no colo pode resultar em infertilidade masculina?

Atenção homens que algum dia querem ser papais ou ainda pensam em ter mais filhos. O uso do computador portátil pode ser prejudicial para a saúde reprodutiva do homem. Alguns estudos apontam para uma relação direta entre o uso do Laptop/Notebook no colo e a infertilidade masculina.

Em 2007, uma pesquisa da Universidade de Loyola, em Chicago, nos Estados Unidos, relaciona o uso excessivo de computadores portáteis no colo a uma redução da fertilidade masculina, já que o calor gerado pelo computador pode ter um impacto na produção e desenvolvimento do espermatozóide. O estudo não tem caráter conclusivo já que, de acordo com os pesquisadores, ainda é necessário avaliar um número maior de casos.

A conclusão de um estudo coordenado pelo urologista Yelim Sheynkin, da Universidade Estadual de Nova York, em 2010, e publicado no periódico Fertility and Sterility, também é de que o uso excessivo do laptop no colo de um homem pode diminuir a quantidade de espermatozóides e, consequentemente, comprometer a fertilidade masculina. Essa pesquisa foi realizada com 29 homens voluntários que se submeteram a testes de temperatura corporal após permanecerem com o computador sobre o colo. Foi verificado que a temperatura dos órgãos reprodutivos masculinos superaqueceu rapidamente, chegando a aumentar até 2,5°C.

A explicação dos dois estudos é de que os espermatozóides não sobrevivem a temperaturas mais altas. Os testículos se formam fora do corpo do homem para que a sua temperatura fique de 1 a 2,5°C abaixo da temperatura do corpo, podendo os espermatozóides se desenvolverem adequadamente. Com o calor gerado pelo Laptop muito perto dos órgãos reprodutivos masculinos, a temperatura aumenta, prejudicando o crescimento e desenvolvimento dos espermatozóides.

Esse prejuízo que gera nos espermatozóides compromete a fertilidade masculina. É claro que não é preciso entrar em pânico. Os estudos ainda não são conclusivos, sendo que outras pesquisas devem ser realizadas para comprovarem a queda da fertilidade. Mas como já é provado que o calor realmente pode lesar os espermatozóides é melhor evitar uso excessivo do computador no colo. Aos homens, usem uma mesa ou algum equipamento que deixe o aparelho longe do colo.

Bruno Rodrigues


publicidade
publicidade