Inapetência verdadeira

Anemias e vermes podem ser os responsáveis pela falta de apetite de seu filho, veja como identificar

publicidade

ATENÇÃO!
Até o sexto mês de vida o bebê deverá ser alimentado exclusivamente com o leite materno. Ele não precisará de água ou chás. Qualquer mudança nessa regra deverá ser feita com orientação do seu pediatra.

Inapetência verdadeira

Algumas doenças, como anemia ou verminose, podem fazer com que a criança perca a vontade de se alimentar. Confira os sintomas mais comuns dessas doenças:

Os sintomas da anemia são pele pálida, especialmente nas pontas dos dedos, nos lábios, na parte baixa dos olhos e na língua. Podem também surgir fraqueza, perda de apetite, fadiga, tontura, pulso elevado e falta de ar. Quando não é diagnosticada e tratada a tempo, pode gerar problemas sérios e ser até fatal. Por isso, ao desconfiar que a criança está anêmica, procure um médico o quanto antes. A anemia mais comum ocorre por falta de ferro.

Já a verminose costuma surgir depois que a criança começa a andar. Isso acontece porque ela tem acesso a muitos lugares e costuma levar tudo à boca. Entre as verminoses mais comuns estão a Ascaridíase (lombriga), Tricuríase, Oxiuríase, Teníase (solitária), Giardíase e Ancilostomíase (amarelão).

Sintomas das verminoses

A lombriga provoca cólicas, enjoo, fraqueza e emagrecimento. A tricuríase e a solitária ocasionam diarreia (com ou sem perda de sangue), fraqueza, cólica e perda de peso. Já o principal sintoma da Oxiuríase é coceira no ânus. Podem também ocorrer secreção, náuseas, cólicas e tontura. Os sintomas da Giardíase são cólica, diarreia alternada com prisão de ventre e aumento no volume das fezes. O amarelão causa desânimo, fraqueza e pele amarelada.

Qualquer tipo de verminose é grave, pois se os vermes se alojarem no intestino vão impedir a absorção de nutrientes, comprometendo o desenvolvimento físico e intelectual da criança. Podem, também, danificar o fígado e ocasionar anemia aguda. O exame de fezes é o único meio seguro de saber se uma criança está contaminada. Por isso, ao suspeitar de alguma verminose, leve-a ao médico e não lhe dê qualquer remédio sem orientação do pediatra.

Criança sem fome sentada à mesa sendo obrigada a comer - foto: TanyaRusanova/ShutterStock.com

publicidade
publicidade