Dicas de Dorinha - primeira consulta do bebê ao dentista

Dorinha foi ao dentista e conta para você qual o melhor momento da primeira consulta além de dar outras dicas importantes

publicidade

Desde que nasci, tenho aprendido muitas coisas interessantes, a cada dia. Primeiro logo aprendi a mamar, depois, a reconhecer as vozes dos meus pais, meus irmãos, e então, percebi minhas mãozinhas, os pezinhos e então, me divertia com eles. Mas agora, que já estou até ficando de pé, segurando no sofá da sala, minha mãe percebeu que nasceram dois dentinhos em mim, com apenas seis meses, e então,  fui pela primeira vez ao dentista. Lá, aprendi coisas muito importantes e quero dividir com as mães, pais e bebês.

Minha dentista é especialista em crianças, por isso, adorei ainda mais! Ela tem um cachorrão de pelúcia, o Greg, que tem todos os dentinhos iguais aos que vão nascer na minha boquinha, e ela mostrou para minha a ordem como eles irão nascer, e também a melhor maneira de escovar meus dentinhos. Por enquanto tenho somente dois dentinhos, mas logo mais ela falou que os dois de cima já irão nascer!

Dorinha com a mamãe Adriana e o Greg - Foto: Adriana Vieira / Arquivo Pessoal

Minha mãe aprendeu também que todos os bebês deveriam ir ao dentista mesmo antes do primeiro dentinho nascer, mas eu fui  por volta dos 6 meses. Nessa primeira consulta, a dentista vai fazer uma avaliação de toda cavidade bucal, pra saber se tudo está se desenvolvendo naturalmente, e ainda saber detalhes de tudo que possa ter a ver com a boca e dentição do bebê, como por exemplo, se a gente está sendo amamentado no peito exclusivamente até os 6 meses, se o bebê usa chupeta, chupa dedo, usa mamadeiras ou não, e ela ainda orientou mamãe a entender melhor sobre os tipos de escovas boas pra mim e das pastas de dente também, pois existem com e sem flúor!

Dorinha durante consulta com sua dentista - Foto: Adriana Vieira / Arquivo pessoal

Uma dica que quero dar pra todas as mães é que depois de cada mamada, ou cada refeição maior, como almoço ou jantar, mesmo tendo somente dois dentinhos é melhor começar a escovar os dentinhos pra prevenir as cáries, que já podem sim aparecer. E é importante voltar ao dentista a cada seis meses.

Ah! Ela também lembrou que no início da escovação, limpar com uma gaze e água filtrada também já ajuda!!!

Fica a dica de Dorinha pra Você!

Dorinha ensinando a mamãe como escovar os dentes - Foto: Adriana Vieira / Arquivo Pessoal

Dorinha tem sete meses, tem dois irmãos, Aline (23 anos), Thales (21) e sua mãe adora escrever sobre assuntos da maternidade e gestação, e é doula, educadora perinatal e instrutora de yoga (Adriana Vieira)

publicidade
publicidade