Desafio da Gestante que Sofre de Fibromialgia Durante a Gravidez.

publicidade

O que é Fibromialgia? nome dado para dor muscular generalizada que não atinge as articulações. É uma condição crônica, mas não põe a vida em risco, não é progressiva e nem causa danos permanentes aos músculos, articulações ou ossos. Fibromialgia é uma condição relativamente comum, onde as mulheres são mais afetadas que os homens.

No período gestacional as alterações físicas podem desencadear e agravar  a síndrome da fibromialgia, os motivos para essa piora são as mudanças como: as alterações hormonais, redução dos exercícios físicos, alterações emocionais e a interrupção de alguns medicamentos que colaboram para o agravamento do quadro, além do peso da criança que acaba sendo distribuído entre as articulações da mãe.

A gestante síndrome da fibromialgia precisa de cuidados redobrados do médico, cujo tratamento exigirá muitas avaliações e tratamentos multidisciplinar: como exercícios físicos adequados, acupuntura, reeducação alimentar e postural, psicoterapia e se houver necessidade de receitar um fármaco o médico terá que avaliar o perfil de segurança nas diversas fases da gestação e amamentação.

A síndrome da fibromialgia não será um empecilho para a mulher que deseja engravidar, o fato é que alguns cuidados e um planejamento mais elaborado deverão ser feitos.


Fontes

Scielo

BVS Atenção Primária em Saúde


publicidade
publicidade
publicidade