Como incentivar as crianças na volta às aulas

No período de expectativas e mudanças, organização e diálogo podem promover o bem-estar nos primeiros dias na escola

publicidade

O período de retorno às aulas é cheio de descobertas e expectativas tanto para as crianças, que precisam se adaptar a um novo ano letivo, quanto para os pais, que necessitam de organização para a retomada da rotina. Depois de um longo tempo sem atividades escolares, e de horas de sono desreguladas, é o momento de readequar a vida familiar.

Para que esse processo seja vivenciado de forma tranquila, o diálogo é uma ferramenta que ajuda a alinhar as expectativas. “É recomendado manter sempre uma atitude positiva, lembrando o quanto a escola é importante e necessária. Quanto mais segurança os pais transmitirem às crianças, melhor será o processo de retorno”, afirma Viviane Flores, diretora educacional do Marista Escolas Sociais.

Como incentivar as crianças na volta às aulas

Na volta às aulas a participação dos pais e familiares pode contribuir para incentivar as crianças

Organização

Planejamento e organização são palavras chaves neste período. Separar os materiais, doar itens que não serão mais utilizados e adequar a rotina do sono contribuem para o bem-estar das crianças. “Conversar sobre a nova etapa citando exemplos, traçar um paralelo e mostrar que nos primeiros dias todos estarão se adaptando e que isso acontece em todas as fases da vida é um bom começo”, explica Viviane.

Para incentivar e deixar o período que antecede a volta às aulas mais tranquilo, a diretora educacional do Marista Escolas Sociais, Viviane Flores dá dicas de pequenas mudanças na rotina.  

1. Rotina do sono

Com tantas horas de lazer é normal que a rotina do sono esteja desregulada, por isso, para um bom retorno às aulas, os pais podem antecipar algumas mudanças de hábitos diariamente. Segundo as diretrizes da American Academy of Sleep Medicine (Academia Americana de Medicina do Sono), a recomendação é que as telas, celulares, televisores, tablets e computadores sejam desligados até meia hora antes de dormir. Assim, durante a semana, dormir adequadamente resulta em uma melhor atenção, aprendizagem e memória.

2.  Incentive o pensamento positivo

Encorajar a criança diante dos desafios da nova turma é uma das maneiras de promover o diálogo e bem-estar, mostrar que o novo ano vai ensinar muitas coisas novas e que os colegas também estão se organizando para o reencontro.

3. Faça um diário

Uma boa dica também é relembrar os momentos vividos nas férias, escrevendo um diário com as melhores lembranças, com escritos sobre os lugares visitados, algum ingresso do cinema, as brincadeiras com os vizinhos e até incluir uma foto em família. “Além de explorar a criatividade, é uma forma de mostrar quantas coisas foram feitas no período. ”, afirma Viviane.  

4.Organize um encontro com os amigos

Reencontrar os amigos de escola também é uma das formas de reviver boas lembranças. Uma ideia é organizar um encontro entre os colegas em casa, assim eles também vão contar as novidades e compartilhar a expectativa de volta às aulas.

5.Ouça

O diálogo é fundamental para todo ano letivo, e no processo de adaptação ainda mais. Por isso é importante que os pais escutem os filhos com atenção quando eles contam sobre os primeiros dias em sala de aula. É bom também estar ao lado deles nas primeiras tarefas e conhecer os professores. “O apoio é uma ótima ferramenta para fortalecer a confiança entre pais e filhos”, reforça Viviane.

publicidade
publicidade
publicidade