Pesquisar

Amamentar é ter afinidade com o bebê

Segundo uma pesquisa recente amamentar faz com que a mamãe identifique melhor o que seu bebê quer.

publicidade

Muito se fala dos benefícios que o aleitamento materno traz tanto para a mamãe quanto para o bebê. Uma nova pesquisa indicou que quem amamenta tem uma afinidade maior com o seu bebê.

Além de um forte vínculo entre a mamãe e o bebê e as vantagens psicológicas e fisiológicas que a amamentação oferece, amamentar faz com que a mamãe identifique melhor o que seu bebê quer.

A pesquisa acompanhou 20 mulheres que passaram por uma ressonância magnética funcional enquanto foram expostas a fotos de seus bebês ou ao choro deles. O resultado foi que a parte do cérebro responsável pelas emoções e motivação foi mais ativada nas mamães que amamentavam seus filhos.

Bebê olhando direto para a câmera enquanto amamenta - ThinkStock

O que isso quer dizer? Que o cérebro da mamãe que amamenta é notadamente muito mais receptivo aos sinais do seu bebê do que as mulheres que oferecem mamadeira a criança. Portanto, os bebês que mamam no peito têm suas “vontades” reconhecidas mais prontamente do que aqueles que usam mamadeira.

Acredita-se que essa diferença se faz por causa de um hormônio chamado ocitocina que é produzido durante a amamentação e que está relacionado também aos vínculos sociais. Amamentar estimula a produção do hormônio ocitocina e isso e pode aumentar os cuidados e a atenção das mamães para seus bebês.

Quatro semanas depois do nascimento, a diferença na atenção das mamães que amamentavam e a das mamães que ofereciam mamadeira já haviam diminuído, influenciando mais, neste momento, a personalidade das mulheres e intensidade emocional nos cuidados com o bebê.

O estudo ressalta que esses resultados são importantes para as mamães que sofrem de depressão ou tenham problemas, como a pobreza, pois aumenta o vínculo entre mamãe e bebê, importantíssimo para o desenvolvimento global da criança.

Dicas

Nenhuma mulher nasce sabendo amamentar. É uma habilidade que precisa ser aprendida e treinada.

Tranquilidade é um fator fundamental para que a amamentação tenha sucesso.

Não sinta vergonha de pedir ajuda aos profissionais especializados se não conseguir amamentar.

publicidade
publicidade