Vó Leninha em... O aniversario de Isabela

Uma festa à base de guloseimas saudáveis

publicidade

O livro contra a história da festa de aniversário da menina Isabela, cujo cardápio é feito à base de receitas saudáveis. A história criada pela escritora Ana Paula de Abreu é acompanhada pelas belas ilustrações lindas de Bruna Assis e vem recheada das deliciosas, saborosas e nutritivas receitas criadas por Lidiane Barbosa. “São receitas sem glúten, sem leite, sem soja e lactose e sem refinados... Tem hambúrguer, pão de hambúrguer, milk shake, brigadeiro, iogurtes vegetais, muffins muito mais para nossos pequenos e grandinhos também”, conta Lidiane sobre a obra que já recebeu elogios de grandes nutricionistas brasileiros, como Luciano Bruno e Fernanda Scheer.

A obra convida o leitor a viajar na companhia da vó (personagem de outro livro infantil de Ana Paula, “O Mistério da Sopa da Vó Leninha”), que organiza uma festinha de aniversário para a neta, Isabela, e se esmera no preparo de deliciosos e saudáveis quitutes. São receitas de salgados como coxinha e esfirra e de doces como bolo e brigadeiro (todos sem o uso de açúcar refinado), assinadas por Lidiane. Ao longo da narração a Vó Leninha também ensina os leitores a cuidar da horta.

Capa do livro: Vó Leninha em... O aniversario de Isabela

De cunho didático, a obra explica a importância de se alimentar bem. Nas últimas páginas, o livro traz um glossário mostrando o que são e para que servem os superalimentos, como inhame e linhaça. O livro poderá ser adquirido em diversas livrarias do Brasil, como a Catarinense, Blulivro, Livraria Cultura, Livraria Travessa, e no site e no blog da autora (http://www.lidianebarbosa.com.br e http://receitasculinariafuncional.blogspot.com.br).

“Vó Leninha em… O Aniversário de Isabela” é resultado de anos de pesquisa da chef Lidiane, cujo trabalho é focado em uma alimentação saudável, principalmente para os pequenos. Ela, que foi uma criança gordinha passando por uma adolescência anoréxica, transformou completamente sua relação com o alimento, e agora ensina a alimentação saudável sem neuras.

A avó materna de Lidiane foi uma das suas maiores inspirações na cozinha. Observando-a às voltas com as panelas, ela desenvolveu verdadeira paixão pela culinária. “Adorava a cozinha da minha avó, mas sempre tive a preocupação de preparar receitas mais saudáveis, então suprimia alguns ingredientes, trocava outros e assim criava novas possibilidades. Comecei a desenvolver receitas alternativas, sem uso de açúcar, gordura, lactose”, conta.

Lidiane aprimorou seu conhecimento na Espanha e hoje ensina sua arte para milhares de pessoas. O cardápio criado por ela envolve principalmente o uso de biomassa de banana verde (espessante natural de sabor neutro). Também costuma fazer a substituição de farinha de trigo por farinhas de arroz, grão-de-bico, amêndoas, mandioca, féculas de batata, amido de milho e outras. Temperos funcionais também têm vez, a exemplo do açafrão, cardamomo, cúrcuma. O resultado origina receitas tão gostosas quanto as tradicionais, muitas vezes até adaptações de receitas de família, mas muito mais saudáveis.

A chef sugere às famílias incentivarem a alimentação saudável entre as crianças, levando-as para as feiras livres e para os supermercados para que conheçam produtos saudáveis. Defende que os pequenos aprendam a cozinhar seu próprio alimento, a preparar seus bolos para levar para o lanche da escola e a dividir o que aprendem com os amigos. “Além de estimular o convívio familiar, fugimos dos industrializados e, quem sabe, estimulamos um futuro chef de cozinha”.

Sobre Lidiane Barbosa

Chef funcional, é mestra na alquimia de transformar qualquer prato em fonte de saúde. Nas redes sociais, suas dicas, vídeos e receitas são a grande sensação entre os que buscam bem-estar através de uma boa alimentação. Também atua como consultora de restaurantes e ministra cursos - só este ano foram 90, atraindo um público de mais de 5 mil pessoas.

Figura carimbada em publicações nacionais, Lidiane é docente em Gastronomia Funcional em cursos de pós-graduação de nutrição funcional no Rio de Janeiro. Com um trabalho reconhecido entre médicos e nutricionistas, recentemente lotou o auditório com sua palestra “Gastronomia Funcional no Esporte” durante o X Congresso Internacional de Nutrição Funcional. Esforço, carisma e domínio da arte de ensinar fazem de Lidiane Barbosa hoje uma  referência na gastronomia brasileira.

publicidade
publicidade