Tirando dúvidas

publicidade

Quanto à utilização do forno de microondas, existe alguma contra-indicação?

Nenhuma, já que as microondas são inócuas (o tratamento com ondas curtas costuma ser freqüentemente recomendado em fisioterapia). Além disso, para funcionar, o forno deve estar fechado. Portanto, não é necessário que você abra mão desse poderoso aliado que tanto pode facilitar a sua vida durante a gravidez como depois da chegada do bebê. Só é preciso tomar cuidado quando for esquentar a comida dele: misture-a ao tirá-la do microondas, já que o aquecimento não é uniforme.

Por que grande parte das crianças engordam em uma fase da infância?

Nem todas engordam na infância, mas as mais gordinhas geralmente apresentam uma tendência genética, são mais sedentárias desde os primeiros meses de vida, ficam horas assistindo à TV e preferem divertimentos que não necessitem esforço corporal. Também comem de maneira errada, ingerindo muitos alimentos gordurosos e beliscando entre as refeições.

Minha filha de 5 anos está com 30 quilos e se cansa facilmente. Será que ela tem alguma disfunção? Ou será apenas obesidade?

Há gráficos de crescimento que relacionam a idade da criança com o seu peso. Aos 5 anos, sua menina está bastante acima do peso máximo para essa idade, que seria de 23 quilos. Procure um pediatra para avaliá-la e orientá-la quanto a uma atitude, pois a obesidade é prejudicial.

Quais são os alimentos que mais comumente desencadeiam reações nas crianças na pele ou no sistema respiratório?

- Peixes, camarões e frutos do mar
- Coco, nozes, avelãs, castanhas, amendoim e caju
- Cacau e todos os seus derivados
- Frutas ácidas como morango, pêssego e abacaxi.

Mãe com bebê no colo utilizando o computador - foto: Iakov Filimonov/ShutterStock.com

publicidade
publicidade