Saúde Bucal na Gravidez - Odontologista Explica Cuidados Necessários para Gestantes Neste Período

publicidade

As doenças bucais podem afetar o processo regular da alimentação da gestante, tão fundamental nesse momento para a saúde dela e do bebê

A especialista Dra. Caroline Malavasi explica que os problemas periodontais existentes são potencializados pelo aumento da acidez bucal, devido aos enjoos e vômitos que são frequentes durante a gestação.

Saúde Bucal na Gravidez - Odontologista Explica Cuidados Necessários para Gestantes Neste Período

 A saúde do organismo da mamãe e do bebê, não devem estar desassociados da saúde bucal e dos dentes. É muito importante ter um pré-natal bucal. A gestante deve ser acompanhada por um profissional para que ele avalie todas as condições bucal e faça os tratamentos necessários, explica a odontologista.

Período indicado para tratamentos 

A odontologista ressalta que o quarto e sexto mês de gestação são os mais indicados para se submeter a tratamentos odontológicos, já que os três primeiros meses de gestação são muito sensíveis e delicados  para o bebê, já que ele está em formação.

Higienização

A alimentação será feita mais vezes durante o período gestacional, então será muito importante que a higiene seja ainda mais frequente. O fio dental deverá ser utilizado frequentemente para evitar cáries e sangramento na gengiva, ou seja, crescimento de bactérias. Para evitar enjoos, escolha cremes dentais com sabor suave. Se houver desconforto com o creme usado, troque-o por outro. Para completar a limpeza use o enxaguante bucal, o recomendando é o sem álcool.

Se atente aos sangramentos 

Em mulheres grávidas, é comum acontecer a gengivite gravídica, uma inflamação comum neste período, que ocorre quando a placa, que contém bactérias, se acumula nos dentes e produz toxinas que irritam as gengivas. 

Periodontite

A periodontite é assunto sério para a gravidez, pois ela pode aumentar as chances de parto prematuro e nascimento de bebês com baixo peso, segundo a especialista. 

O osso e ligamentos que sustentam os dentes podem ser fragilizados pela periodontite. A gengivite se  não for controlada no início, as bactérias se multiplicam e se fortalecem, causando a periodontite.

“Ir ao dentista é fundamental durante a gestação.”

Dra. Caroline Malavasi - Odontologia 


publicidade
publicidade
publicidade