Quando eles começam a usar a colher

publicidade

Durante os primeiros seis meses de vida, o bebê se desenvolve tomando apenas leite materno. Mas conforme ele vai crescendo, sua fome vai aumentando e chega a hora de apresentar a ele um pratinho de comida.

As mais recentes recomendações indicam que os alimentos sólidos devem ser introduzidos a partir dos seis meses de idade. Alguns bebês maiores talvez queiram fazer a troca antes disso. Mas o leite materno deve continuar sendo a alimentação principal do bebê até que ele complete um ano ou mais. Não tenha pressa de substituir o leite pelos alimentos sólidos.

Quando o bebê está pronto para essa transição ele passa a apresentar alguns sinais, como mostrar interesse pela comida das outras pessoas, fazer movimentos com a boca enquanto vê alguém comendo ou ficar com fome depois de uma boa mamada.

Os alimentos sólidos devem ser apresentados lenta e cuidadosamente, um por vez. Introduza um novo alimento a cada semana, assim poderá perceber se o bebê tem alguma reação alérgica ou se é sensível a algum alimento em particular.

Como possível reação, o bebê poderá cuspir o alimento. Havendo alergia, aparecerão brotoejas no rosto ou na região onde usa a fralda, ou poderá ficar com o intestino solto. Não adicione sal ou açúcar à comida, mesmo achando que o tempero está suave; o bebê não precisa disso. Comece sempre dando os sólidos em uma colher, nunca na mamadeira.

A maioria dos bebês adora frutas. No início, ofereça-as sob a forma de sucos e, posteriormente, na consistência de papas. Não há necessidade de adoçar nem sucos, nem papas, e não há contra-indicação no uso de quaisquer frutas. Comer frutas é realmente muito saudável. Ofereça ao seu bebê o suco no período da manhã, entre a primeira e a segunda mamada, de preferência em uma xícara. Os bebês que tomam suco na mamadeira tendem a beber muito, substituindo o leite materno ou outros alimentos nutritivos.

Para o conforto do bebê, coloque-o sentado em seu colo ou em um cadeirão e dê uma pequena quantidade por vez, assim ele poderá saborear e se acostumar à ideia de comer a comida e não mais bebê-la. Pode ser que ele coma pouco no início. Se fechar a boca ou rejeitar a comida virando a cabeça, talvez ainda não esteja pronto. Tente outra vez na próxima semana. Nunca force o bebê a comer.

Por volta dos oito ou nove meses, os bebês começam a se aperfeiçoar na técnica de pegar coisas com os dedos indicador e polegar. De repente, eles passam a adorar comer sozinhos. Esse é o momento ideal para introduzir as papinhas e deixar o bebê participar da própria alimentação. Deixe alguns pedacinhos de alimento onde ele possa pegar para comer. Se você colocar em um prato, prepare-se: o bebê irá virá-lo de cabeça para baixo. Isso é um divertimento para ele.

Em relação à carne, ela é geralmente introduzida por volta do fim do primeiro ano. Precisa ser muito bem picada, moída ou amassada, e é melhor aceita se misturada com legumes.

Bebê com uma colher na boca - foto: yellowdays/ShutterStock.com

publicidade
publicidade