Por que o bebê soluça tanto?

publicidade

Soluço é o resultado de uma contração involuntária do diafragma (músculo que fica abaixo do pulmão). Isso faz com que as cordas vocais se fechem rápido, causando o famoso “hip”.

Por que o bebê soluça tanto?

“Os soluços em bebês são mais comuns que nos adultos, principalmente nos recém-nascidos e menores de um ano, ” informa a Dra. Loretta Campos: Pediatra e Consultora de Aleitamento Materno.

Teoricamente não precisa fazer nada, pois o soluço passa sozinho. Mas se a mamãe não se aguentar de agonia e achar que está muito desconfortável para o bebê a presença do soluço conheça algumas dicas para aliviar estes sintomas:

Água ou Leite Materno: Ofereça uns pequenos goles de água (se este líquido já fizer parte da dieta) ou ofereça o peito novamente, pois a sugada estimula o diafragma a voltar à condição normal.

Alimentação: Comece a alimentar o bebê quando ele estiver relaxado e alimente quando não estiver faminto demais.

Segurar: Segure o bebê ereto por 20 minutos após cada alimentação

Refeição: Dê ao bebê refeições pequenas e frequentes

Posição: Deixar o bebê mais inclinado para estimular o arroto.

“A maioria dos soluços dura só alguns minutos! Se o bebê soluçar por horas a fio, isso deve ser investigado. Uma das causas mais sérias é a doença do Refluxo Gastresofágico. Para identificar a presença da doença o pediatra irá observar, além dos soluços acentuados, a frequência das regurgitações, vômitos e se há perda de peso ou irritabilidade”, finaliza Dra. Loretta.

Dra. Loretta Campos: Pediatra e Consultora de Aleitamento Materno - Pediatra pela Universidade de São Paulo (USP), Consultora Internacional em Aleitamento Materno (IBCLC), Consultora do sono, Educadora Parental pela Discipline Positive Association e membro das Sociedades Goiana e Brasileira de Pediatria. A médica aborda temas sobre aleitamento materno com ênfase na área comportamental da criança e parentalidade positiva.

publicidade
publicidade
publicidade