Nota de Esclarecimento da Zoetis quanto às Fake News sobre remédios para o coronavírus canino

A Zoetis esclarece que são falsos os conteúdos que associam o atual surto de Coronavírus humano (SARS-CoV-2) ao Coronavírus Entérico Canino (CCoV). Este é o momento de sermos ainda mais responsáveis com o compartilhamento de informações sobre o vírus.

Nota de Esclarecimento da Zoetis quanto às Fake News sobre remédios para o coronavírus canino

Não devemos associar os produtos veterinários à recente pandemia de COVID-19 (SARS-CoV-2), pois se trata de espécies diferentes (humanos e cães) e vírus diferentes que, apesar de pertencerem à mesma família, têm características distintas e não possuem os mesmos hospedeiros e capacidade de provocar doença.

A diferença entre os vírus

Os Coronavírus pertencem à família Coronaviridae. Nessa família, temos os gêneros Alfa e Betacoronavírus, que geralmente infectam mamíferos, enquanto os Gama e Deltacoronavírus geralmente infectam pássaros e peixes. O Coronavírus canino, que pode causar diarreia leve, e o Coronavírus felino, que pode causar peritonite infecciosa felina (PIF), são ambos Alfacoronavírus. Estes já são conhecidos há décadas e não são transmitidos aos seres humanos e não estão associados ao atual surto de Coronavírus.

Vacinas Vanguard® contra o Coronavírus canino

As vacinas Vanguard®HTLP 5/CV-L (V8) e Vanguard® Plus (V10) são produtos devidamente registrados junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), de uso exclusivo pelos médicos-veterinários para aplicação apenas em cães.

A Vanguard®HTLP 5/CV-L (V8) é indicada para a prevenção de Cinomose canina, Hepatite infecciosa canina, Adenovirose respiratória, Parainfluenza canina, Parvovirose canina e Coronavirose canina. Além dessas doenças virais, a vacina também protege contra a Leptospirose (sorovares Canicola e Icterohaemorrhagiae).

A Vanguard® Plus (V10) é indicada para a prevenção de Cinomose canina, Hepatite infecciosa canina, Adenovirose respiratória, Parainfluenza canina, Parvovirose canina e Coronavirose canina). Além dessas doenças virais, a vacina também protege contra a Leptospirose (sorovares Canicola, Icterohaemorrhagiae, Pomona e Grippotyphosa).

O uso indevido dos produtos acima em quaisquer espécies fora da indicação oficial em suas bulas pode ocasionar graves reações adversas, uma vez que o produto não é destinado a outra espécie que não a canina.

As vacinas da Zoetis são indicadas apenas para aplicação em cães e contêm cepas inativadas do Coronavírus Entérico Canino (CCoV). Este vírus, apesar de pertencer à família Coronaviridae, não é relacionado ao atual vírus humano que causa a COVID-19 (SARS-CoV-2), e destina-se somente à prevenção da doença gastrointestinal causada por ele em cães.

As vacinas Vanguard® Plus e Vanguard®HTLP destinam-se somente a proteger contra o Coronavírus Entérico Canino, não havendo qualquer evidência de que elas tenham algum papel na prevenção da COVID-19 em cães e muito menos em seres humanos.

Sobre a Zoetis

Zoetis é uma companhia global líder em saúde animal, dedicada aos clientes e seus respectivos negócios. Com um legado de mais de 60 anos de história, a Zoetis descobre, desenvolve, fabrica e comercializa vacinas e medicamentos veterinários, complementados por linhas de produtos para diagnósticos, testes genéticos e diversos serviços. A Zoetis trabalha continuamente com veterinários, produtores e pessoas que criam e cuidam de animais de produção e de companhia em mais de 100 países, com mais de 10 mil funcionários. Em 2019, obteve faturamento de US﹩ 6,3 bilhões de dólares. Para outras informações, acesse o site da Zoetis.

Deixe um comentário