Livro: Videoatlas – Condutas em Emergências Obstétricas

Por uma estratégia vitoriosa contra a morte materna

publicidade

Elsevier lança Videoatlas – Condutas em Emergências Obstétricas. O livro é destinado a profissionais de saúde e foi adaptado à realidade brasileira.

Escrito e editado respectivamente pelos Drs. Baha M. Sibai e Dr. Mickey Karram, o livro conta com a revisão científica de renomados especialistas membros da Associação: Dr. Antônio Braga, Dr. Gláucio Moraes de Paula, Dr. Marcos Nakamura Pereira, Dra. Karen Soto Perez Panisset e Dr. Marcelo Burlá.

A obra é adaptada à realidade brasileira e fundamental para a qualificação e atualização dos obstetras do país, já que as emergências clínicas e cirúrgicas agudas na gravidez e no pós-parto são a principal causa de mortalidade e morbidade materna em todo o mundo e deverão continuar a aumentar. Hoje, no Brasil, mais de 60 mulheres morrem a cada 100 mil nascimentos, um número ainda distante da meta do milênio estabelecida pela Organização Mundial da Saúde, de 35 mortes maternas para cada 100 mil nascidos vivos até 2015.

Capa do Livro:  Videoatlas Condutas em Emergências Obstétricas

Discussões objetivas, protocolos, ilustrações e DVD

O Videoatlas do Dr. Sibai é o único que se concentra em emergências maternas agudas no trabalho de parto e durante o parto, pós-parto, nas áreas de pronto-socorro e de cuidados intensivos. Fornece o passo a passo para o diagnóstico e tratamento das emergências na forma de orientação e desenvolvimento de protocolos. 

A obra também enfatiza a necessidade de uma abordagem em equipe multidisciplinar e usa apresentação de casos com discussões de especialistas, fotografias, ilustrações e algoritmos para salientar o manejo adequado das situações. Vídeos para a maioria dos temas abordados estão disponíveis no DVD que acompanha o livro, que contém numerosas apresentações em PowerPoint e procedimentos cirúrgicos. Um vídeo de demonstração único ensina como tratar a parada cardíaca materna, com técnicas de reanimação cardiopulmonar.

Videoatlas – Condutas em Emergências Obstétricas (Editora Elsevier)

Formato: 21x28cm
Páginas: 216  

Do que morrem as mulheres grávidas brasileiras? Morrem de emergências obstétricas não diagnosticadas precocemente ou inadequadamente conduzidas, notadamente quando subjaz a hipertensão, a hemorragia e a infecção. Nesse mister, é mais que oportuno o lançamento da obra que vai à lume, capitaneada pelo professor Baha M. Sibai, nosso conhecido pelos estudos sobre toxemia gravídica. É obra atualizada com o melhor da evidência científica, primando por protocolos pormenorizados. (...) esta obra é fundamental a todo obstetra brasileiro, jovem ou mais experiente, que deseja atualizar-se nas condutas diante de emergências obstétricas. A qualificação profissional, pari passu com a melhora nos Serviços Obstétricos,sintetiza a estratégia vitoriosa sobre a morte materna. Somente assim poderemos remover essa mácula da sociedade brasileira, tratando com seriedade esse singular momento na vida de nossas mulheres: a maternidade.” - Trecho de Prefácio à edição brasileira, do Professor Antônio Braga.

publicidade
publicidade