Livro: O ABC da Saúde Infantojuvenil

Obra responde principais perguntas de mães e pais. Escrita por jornalistas com base em entrevistas feitas com especialistas do Instituto da Criança

publicidade

Como se alimentar durante a gestação e preparar o corpo para amamentar? Quais perguntas fazer ao pediatra na primeira consulta? Que cuidados oferecer a uma criança com febre, diarreia ou que sofreu queimadura? Como lidar com problemas como intolerância à lactose, refluxo, obesidade?

Respostas didáticas, isentas e cientificamente embasadas para essas e outras perguntas que costumam assombrar mães e pais de primeira viagem podem ser encontradas no livro “ABC da Saúde Infantojuvenil”, lançado recentemente pela Editora Manole.

A obra foi escrita pelas jornalistas Samia Prates Darwich Moura e Juliana Lanzuolo, com base em entrevistas feitas com especialistas do Instituto da Criança (ICr), órgão vinculado ao Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). O trabalho de seleção dos temas, escolha dos especialistas a serem consultados e de edição dos textos foi coordenado pela pediatra Magda Carneiro Sampaio, presidente do Conselho Diretor do ICr.

“Trata-se de um livro de educação para a saúde fundamentalmente dirigido para mães e pais. Foi uma forma que nós do ICr encontramos de estender nossa atenção – normalmente voltada a pacientes com condições graves, complexas e raras – às crianças saudáveis ou com doenças autolimitadas”, explicou Magda.

Segundo a pediatra, este é apenas o primeiro volume de uma série de livros dedicada a fornecer informações sobre os cuidados essenciais nas duas primeiras décadas de vida. Entre os temas abordados estão efeitos do álcool durante a gestação, parto prematuro, desfralde, vacinação, angústia de separação, teste do pezinho, cuidados com a saúde bucal do bebê, cirurgia de fimose, o início da puberdade e como decorar o quarto da criança alérgica.

Mais de 40 colaboradores participaram do projeto. Além de pediatras, foram entrevistados especialistas em ortopedia, imunologia, oncologia, neurofisiologia, neurologia, pneumologia, radiologia, psiquiatria, odontologia, entre outras.

“O segundo livro já está em preparação. Pretendemos lançar novos volumes a cada dois anos. Os temas são praticamente infinitos”, disse Magda.

Informação isenta

De acordo com Magda, a ideia nasceu da necessidade de se estabelecer um diálogo com a sociedade dentro do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Saúde da Criança e do Adolescente (NAP-CriAd), um grupo de pesquisa criado no ICr em 2012 para promover a investigação e a reflexão sobre questões contemporâneas relacionadas com a saúde nas duas primeiras décadas de vida.

Segundo Samia Moura, editora-assistente, a obra traz informação segura numa época em que muitos dados são pulverizados na internet. “Trabalhar ao lado dos melhores profissionais da pediatria do país é uma vantagem para composição dos textos, que se propõem a ser didáticos. É preciso muita habilidade e sensibilidade para captar um conteúdo, essencialmente técnico, e traduzi-lo para uma linguagem acessível a todos. Tal tarefa foi muito bem executada pela jornalista Juliana Lanzuolo”, comentou.

Lanzuolo destacou a necessidade de se estar atento à origem da fonte e verificar se a informação está respaldada em conhecimento e credibilidade. “Participar do ABC é uma honra por conta disso, pois os médicos do ICr nos oferecem o conhecimento científico apurado em anos de técnica e prática em pediatria. É a chancela da credibilidade para a informação na qual toda a família busca estar respaldada e que nós, como jornalistas, nos sentimos seguras e honradas em transmitir”, disse.

As autoras deixam claro, no entanto, que a obra não tem o objetivo de substituir o pediatra. “O que a gente quer é dar informações para que a mãe aproveite o melhor possível a consulta e saiba tomar as atitudes certas em determinadas situações”, concluiu Magda.

ABC da Saúde Infantojuvenil – Recomendações práticas do Instituto da Criança do HCFMUSP

Autoras: Magda Carneiro Sampaio, Samia Prates Darwich Moura e Juliana Lanzuolo

Páginas: 180

Mais informações www.manole.com.br

Livro: ABC da Saúde Infantojuvenil

publicidade
publicidade