Livro: Muu

Um livro para ler com as mãos. Cheio de interações e texturas, o livro Muu reafirma a habilidade do premiado Matthew Van Fleet em dialogar com o público pré-escolar.

publicidade

Presença frequente na lista dos livros infantis mais vendidos do jornal The New York Times, o ilustrador norte-americano Matthew Van Fleet já vendeu mais de 3 milhões de exemplares de seus títulos, todos voltados para crianças que estão tendo seus primeiros contatos com o livro. O autor desenvolveu, há cerca de vinte anos, uma obra inovadora, que se baseia na interatividade para capturar a atenção dos pequeninos, convidando-os a “ler com as mãos”: enquanto passeiam os olhos pelas figuras, formas e cores, as crianças são estimuladas a puxar e erguer abas, ou a apalpar texturas sobre as ilustrações.

Depois do sucesso de Cabeças – primeiro título de Van Fleet publicado no Brasil pela Globinho –, chega a vez de Muu invadir as livrarias brasileiras. A bem-sucedida fórmula do autor, agora, é usada para introduzir a garotada ao mundo dos bichos da fazenda. Além das brincadeiras com as onomatopeias – mé-é-és, co-cori-cós, óincs e quá-quás –, o livro mostra que os nomes dos animais, às vezes, variam conforme o gênero e a idade: mamãe ovelha, papai carneiro, filhote cordeiro, entre outros.

Livro: Muu

As brincadeiras com os sentidos incluem muito estímulo tátil: amostragens das diferentes texturas de pelos e penas estão distribuídas por todo o livro. Não menos numerosas são as abas interativas, cuja manipulação permite que o leitor movimente as figuras e dê vida a cenas divertidas. Vale destacar a impecável seleção de retratos dos animais que recheia as páginas da obra – todos de autoria do fotógrafo Brian Stanton, parceiro de Van Fleet em vários outros títulos.

O autor

Matthew Van Fleet é ilustrador e autor de vários livros infantis, todos caracterizados pelo uso da interatividade. Matthew figurou na lista dos best-sellers do The New York Times com obras em que instigam as crianças a descobrir o mundo com texturas, cheiros e movimentos. Com Cabeças, já recebeu os prêmios National Parenting Publications Awards (NAPPA) Gold Award Winner de 2010, o Best Children’s Books de 2011 da Bank Street College of Education e o primeiro lugar na categoria Children's Trade Novelty, em premiação concedida pela Book Industry Guild of New York.

Ficha técnica

Título: Muu
Autor: Matthew Van Fleet
Gênero: infantil
Formato: 27,3 x 18,3 cm
Páginas: 12
Indicação: a partir de 4 anos
ISBN: 978-85-250-5187-5
Editora: Globinho

publicidade
publicidade