Livro: Min e o tudo de novo

Lançamento da Pólen Livros apresenta as descobertas da vida pelos olhos de uma criança

publicidade

Em edição bilíngue, Min e o tudo de novo explica de forma lúdica as novidades do mundo a partir do nascimento de um bebê

“...nasci na maternidade, numa sala a meia-luz, com um monte de gente

em volta, todos vestidos de verde.

Abri o berreiro e eles sorriram!

Eu ainda não sabia que quando os adultos mostram os dentes assim

é sinal de um contentamento novinho em folha.

Esse lugar ficava dentro de um bairro, de uma cidade, de um país.

E assim ganhei o quê? Uma nacionalidade...

E também um nome, que logo foi trocado por um apelido.

Então pode me chamar de Mim.”

Escrito pela jornalista Liliane Oraggio, que se inspirou na afilhada para compor essa história, Min e o tudo de novo apresenta as muitas aventuras de que é feito esse mistério chamado VIDA. Min é a personagem principal do livro, que fica encarregada de contar o que aconteceu a partir do momento em que chegou ao mundo. Dos primeiros batimentos do coração dentro da barriga da mamãe ao nascimento dos dentes, o primeiro dia de aula, os primeiros amigos, os sentimentos e até a perda de um ente querido, todos esses fatos são explicados com muita delicadeza.

“E o arco-íris que escolhe o fim da chuva pra nascer?

Que esperto... entre as nuvens cinzas, ele pode brilhar mais!”

A história ainda é acompanhada pelas belas ilustrações da artista plástica e ilustradora brasiliense Luda Lima, que estreia como ilustradora de livros infantis. Ela escolheu tons suaves para compor as aquarelas que dão vida à narrativa de Min. Crianças, animais, natureza e até uma mãe grávida de quadrigêmeos são retratados pelo traço típico de Luda, que já ilustrou dezenas de páginas de revistas com suas figuras de longos braços e pernas.

Min e o tudo de novo começa com a pergunta “Onde você nasceu?” e termina convidando os pequenos leitores a também responderem essa pergunta, em uma página do Facebook dedicada ao livro. A partir daí, o livro abre a oportunidade para pais, professores e psicopedagogos conversarem sobre as mudanças e surpresas da vida. E também pode ser utilizado como introdução a um novo idioma, já que é uma edição bilíngue, português e inglês.

Facebook: https://www.facebook.com/mineotudodenovopolenlivros/?fref=ts

Sobre a autora Liliane Oraggio: Nasci em São Paulo, Brasil, no verão seco de 1963. Meus pais, Irma e Tácio, foram a pé até a maternidade, às margens do riacho Ipiranga, aquele mesmo do grito de “Independência ou Morte!” O primeiro recém-nascido que conheci foi o Gilvan, que chegou um ano e uma semana depois de mim, e me fez nascer irmã, para muitas bagunças e carnavais... Nós dois chegamos ao planeta em fevereiro! Muito mais tarde, por causa do dedicado professor Cardoso, lá pelos 13 anos, comecei a brincar com as palavras. Virei jornalista e terapeuta. E nunca deixei de registrar nascimentos: com Vera, que conheço desde os 8 anos, fiz uma amizade pela vida aforra. Com Babi, descobri o prazer de ser madrinha. E Yayá, sempre minha afilhada pequena, me fez ter vontade de contar essa história. E, num looping, que mistura muitas infâncias, nasceu Min e o tudo de novo.

Sobre a ilustradora Luda Lima: É artista plástica desde sempre e ilustradora há 7 anos. Expôs em Nova York, Berlim, Brasília e São Paulo. Formou-se em Desenho Industrial na Universidade de Brasília, onde nasceu, e estudou na School of Arts de Nova York. Trabalhou na Editora Abril e ilustra revistas e jornais de grande circulação. Também ilustrou os livros “Arjuna, o Guerreiro Notável” e “Eu tenho unhas”, editado em parceria com o poeta brasiliense Nicolas Behr.

Site da editora: polenlivros.iluria.com

Livro: Min e o tudo de novo

publicidade
publicidade