Livro: Fertilidade e Alimentação

Primeira obra nacional sobre o tema, mostra como os alimentos podem ser decisivos até na hora de ter filhos

publicidade

12º livro do Dr. Arnaldo Schizzi Cambiaghi traz também dicas de pratos e lista alimentos indicados para várias deficiências

A Medicina Reprodutiva tem feito avanços tecnológicos incríveis, ajudando muitos casais que até há pouco tempo não conseguiriam concretizar o sonho de ter filhos. As técnicas de fertilização assistida têm avançado com rapidez, beneficiando cada vez mais homens e mulheres com dificuldade para engravidar. 

Entretanto muitas vezes o sucesso dos tratamentos pode estar dependendo de coisas muito simples como os hábitos de vida e a alimentação, tão difícil de ser conseguida de forma  saudável nos dias de hoje quando a maioria das pessoas trabalha muito e come mal.

Pequenos detalhes... uma grande diferença

Livro: Fertilidade e Alimentação

O processo de fertilização, a gestação e o nascimento de um bebê são processos minuciosos e com muitos detalhes que precisam estar em harmonia para que ocorram com sucesso. É como uma sinfonia. Uma pequena variação nesta sequência poderá impedir um final bem sucedido.

A alimentação, aquilo que comemos todos os dias, pode ser um detalhe que, a princípio, tem pouca importância, mas pode estar diretamente relacionada ao sucesso de uma gestação.

 “Fertilidade e Alimentação” pode ser considerado o primeiro livro brasileiro que trata deste tema e foi escrito com rigor científico e base na experiência clínica do Centro de Reprodução Humana do IPGO. Escrita por Dr. Arnaldo Cambiaghi, com a colaboração da nutricionista Débora de Sousa Rosa, a obra demonstra a influência dos alimentos não só na fertilidade, propriamente dita, mas também em sua ausência, além se situações como endometriose, ovários policísticos, abortos e envelhecimento ovariano.

Nos 14 capítulos deste livro são demonstrados os exames fundamentais para se avaliar a fertilidade, assim como os principais tratamentos e orientações de como preservá-la e se preparar para uma gravidez sadia, além de receitas e dicas com os alimentos mais indicados. Livros com temas similares geralmente são traduções que nem sempre se adaptam ao cardápio da nossa cultura, tão rica graças à miscigenação de vários povos.

Num dos capítulos são abordados temas como: a dieta mediterrânea; padrão alimentar ideal; alimentos que devem ser priorizados e evitados e comendo fora de casa, por exemplo. Já em outro, há dicas de alimentação durante a gravidez.

Esta é uma obra dedicada aos que sonham em ter filhos e que, mesmo sem saber se encontrarão algum empecilho na hora de engravidar, já podem ir se preparando por meio de uma alimentação correta e sadia, mas, nem por isso, menos prazerosa.

Ficha técnica:

“Fertilidade e Alimentação”
Autores: Arnaldo Schizzi Cambiaghi e Débora de Sousa Rosa
Editora: LaVida Press
296 páginas

Sobre os autores

Arnaldo Schizzi Cambiaghi é ginecologista-obstetra especialista em medicina reprodutiva, trilha sua carreira auxiliando casais na busca por um filho e durante toda a gestação. Pós-graduado pela AAGL, Ilinos, EUA em Advance Laparoscopic Surgety. Membro- titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Laparoscópica, da European Society of Human Reproductive Medicine. É diretor do Centro de reprodução humana do IPGO, além de autor de diversos livros na área médica como Fertilidade Natural (Ed. LaVida Press), Grávida Feliz, Obstetra Feliz (LaVida Press), Fertilização um ato de amor (LaVida Press), Manual da Gestante (Ed. Madras) e Os Tratamentos de Fertilização e As Religiões (Ed. LaVida Press). Criou também os sites: www.ipgo.com.br; www.fertilidadedohomem.com.br; www.fertilidadenatural.com.br, onde esclarece dúvidas e passa informações sobre a saúde feminina, especialmente sobre infertilidade. Apresenta seu trabalho em Congressos no exterior, o que confere a ele um reconhecimento internacional.

Débora de Souza Rosa é nutricionista e diretora da Nutriterapia, clínica especializada em atendimento nutricional a gestantes, lactantes e crianças. Formada pela Universidade de Mogi das Cruzes, estágio em nutrição Clínica em Obstetrícia no Hospital das Clínicas de São Paulo, pós-graduada em nutrição pediátrica e escolar. É autora do Blog nutriterapias.blogspot.com, onde transmite conceitos importantes sobre nutrição e dicas de alimentação saudável para gestantes, mães e crianças. Ministra palestras sobre alimentação na gestação e infância e é criadora do curso de nutrição infantil para pais, avós e cuidadores da Nutriterapia.

publicidade
publicidade