Livro: Diálogos entre feminilidade e maternidade: um estudo sob o olhar da mitologia e da psicanálise

Livro relaciona feminino e maternidade sob o da mitologia e da psicanálise.

publicidade

O livro Diálogos entre feminilidade e maternidade: um estudo sob o olhar da mitologia e da psicanálise, de Thassia Souza Emidio, integra a Coleção Propg ebook da Editora Unesp.

O feminino e a maternidade são as duas questões fundamentais deste livro. O foco central está na discussão e na reflexão das figurações e configurações do feminino e da maternidade no mundo contemporâneo. É feita também a ligação psicanálise-cultura, o olhar da apropriação que o sujeito faz dos componentes culturais a sua disposição.

Com o auxílio dos mitos e da história de Narciso, Édipo e Eros e Psiquê, a autora aprofunda o entendimento de como se dá a relação da mulher com a maternidade e a da figura materna com seu filho. Surgem assim debates sobre o universo que cerca a mulher, imersa em termos como o sexo frágil, doçura e ingenuidade.

A obra apresenta-se no entrecruzamento de várias áreas com as quais a psicanálise faz fronteira, como os estudos de gênero, a psicologia e a sociologia das relações familiares. Também recoloca a questão da psicanálise nos estudos dos mitos e das produções literárias e culturais em geral.

Livro: Diálogos entre feminilidade e maternidade

O livro tem como base os estudos psicanalíticos sobre a família e agrupa, questiona e relaciona temas como a construção do feminino, o entendimento que se tem sobre a formação da psique feminina compreender como se posiciona a mãe diante das relações afetivo-sexuais estabelecidas por seus filhos.

A autora

Thassia Souza Emidio é docente do Departamento de Psicologia Clínica da Unesp, Câmpus de Assis, onde realizou seu mestrado e doutorado.

Coleção

A Coleção Propg e-book é resultado do Programa de Edição de Textos de Docentes e Pós-graduados da Unesp. Por meio do programa, criado em 1993, são publicados até 30 títulos por ano exclusivamente de cunho acadêmico produzidos por docentes e pós-graduados da universidade nas três grandes áreas de conhecimento - humanas, biológicas e exatas.

Até 2011, o programa, concebido para dar visibilidade e alcance aos trabalhos produzidos na academia, editava apenas livros impressos para comercialização em livrarias. Entre os títulos editados até agora, dois receberam o Prêmio Jabuti.

A partir de 2012, as obras serão oferecidas somente em formato digital, o que possibilitará ampliar de modo incalculável a distribuição, uma vez que os downloads são gratuitos.

Os livros também poderão ser impressos, mas sob demanda. Todos os livros publicados pelo programa têm direitos autorais regulamentados pelo sistema copyleft. Detalhes das normas gerais de copyleft podem ser acessadas em http://pt.wikipedia.org/wiki/Copyleft

O livro está disponível para download gratuito ou impressão sob demanda em http://www.editoraunesp.com.br ou http://www.editoraunesp.com.br/colecao-detalhe.asp?ctl_id=1385

publicidade
publicidade