Gravidez e Diabetes Mellitus?

O DM é definido pela falta de insulina e/ou incapacidade da insulina exercer adequadamente suas funções, ou seja,uma doença na qual os níveis de açúcar (glicose) no sangue estão excepcionalmente elevados porque o organismo não produz insulina suficiente para atender às suas necessidades e aintolerância aos carboidratos.

Uma das principais dúvidas levantadas pelas gestantes diagnosticadas com diabetes diz respeito ao fato de nunca terem apresentado qualquer sintoma da doença antes de engravidarem. De fato, conforme explicam os especialistas, a enfermidade pode ocorrer independentemente da mulher já ser diabética, está relacionada, portanto, à ocorrência da gravidez e não simplesmente ao quadro clínico da paciente.

Durante a gravidez, no entanto, a diabetes também pode surgir devido ao estresse fisiológico imposto pela condição, fatores predeterminantes também podem ser responsáveis pelo aparecimento da doença e são estes os pontos que melhor podem ser observados por quem deseja engravidar ou por quem está no início da gestação e não quer ser pega de surpresa com o diagnóstico da diabetes.

Mas a incidência de diabetes durante a gravidez é maior entre as mulheres que engravidam após os 30 anos, que têm excesso de peso e/ou são sedentárias, e também entre aquelas que já têm histórico da doença na família (manifestada não necessariamente durante uma gravidez).

Entretanto a paciente já diabética deve ser orientada a planejar suas gestações, de modo que os níveis glicêmicos estejam normalizados antes mesmo da concepçãoe durante a gestação, o controle pré-natal deve ser realizado por uma equipe multidisciplinar de assistência,portanto, verificar desde o início suas condições clínicas: está com excesso de peso? É sedentária? Tem histórico de diabetes na família? Lembrando que tais condições apenas reforçam a importância da realização frequente da dosagem de glicose no sangue, mas o exame deve ser feito por todas as gestantes.

Para que o sonho de engravidar se realize é preciso encontrar equilíbrio, muitas vezes, é necessário modificar hábitos de vida antigos, o que acaba por causar algum sofrimento, mesmo com a perspectiva de engravidar com segurança.

Fontes:

https://www.msdmanuals.com/

www.fiocruz.com.br

https://www.scielo.br/

hospitalsiriolibanes.org.br

https://lifestyle.sapo.pt/

Deixe um comentário