Falta de Alongamento Aumenta Risco de Lesões

publicidade

Você deve alongar-se todos os dias. Essa recomendação  é dirigida para as pessoas que praticam esporte ou não. As pessoas necessitam fazer alongamento diários, segundo Walkíria Brunetti, fisioterapeuta especialista em Pilates.

Mais flexibilidade

“Os exercícios de alongamento ajudam a aumentar a flexibilidade dos músculos. Como efeito, você terá aumento da amplitude de movimento, ou seja, da flexibilidade”, explica Walkíria.

Em várias situações cotidianas em nossa vida que demandam de um corpo flexível, a pratica do alongamento estará ajudando na flexibilidade. Por exemplo amarrar tênis, buscar um objeto em baixo de algum móvel, subir em escadas.

Relaxe

O relaxamento físico e mental é colhido após o alongamento.

Como fazer.

A forma de respirar deverá ser profunda e lenta o que ajudará no relaxamento muscular. Os movimentos precisam ser sempre lentos e suaves”, ensina Walkíria.

Estando sentado, por exemplo, alongar a cabeça e os pés. Ou seja em qualquer momento você poderá fazer alongamentos, almoçando, tomando café.

Algumas modalidades de dança, como o ballet, também podem aumentar a flexibilidade, mas o Pilates e a Yoga ajudam muito para quem pratica exercícios físicos que incluem alongamentos.

publicidade
publicidade
publicidade