É verdade que o parto natural dói muito?

O medo da dor no parto natural talvez seja um dos maiores responsáveis pela mulher ceder à cesárea ao primeiro convite.

publicidade

Um dos maiores medos das mulheres grávidas, um dos maiores motivos para ter uma cesárea agendada, o grande mito da dor no parto, a dor da morte, e mais várias besteiras que já ouvi.

Mas será que essa dor é só mito? Será que essa dor é assim tão ruim? Será que para parir um filho é preciso sofrer? Não, para todas as perguntas acima!

A dor do parto não é um mito, ela existe para praticamente todas as mulheres em trabalho de parto, algumas mulheres toleram ela com uma facilidade maior, outras não. Mas nós sabemos que o medo está diretamente relacionado com o tamanho da dor, inclusive o tamanho do seu medo será o tamanho da sua dor. E também não é uma coisa constante, a contração vem, dói, e vai embora.

Mamãe deitada com seu bebê recém-nascido no colo - Cienpies Design / ShutterStock

Quanto mais preparada a gestante estiver, se ela entender a fisiologia do corpo humano no processo, as fases do trabalho de parto, e o que esperar, ela vai passar pelo processo com muita facilidade. Trabalhar esses medos é fundamental, por isso explique para a sua Doula tudo o que você teme, e no trabalho de parto revele os seus medos, só assim ela vai poder ajudar a vencê-los.

Sempre que eu ouço mulheres dizendo que sentiram muita dor eu faço algumas perguntas, e a GRANDE maioria estavam sozinhas durante o trabalho de parto, ou com um acompanhante nervoso do lado, ficavam deitadas durante o processo, com intervenções como a ocitocina ( hormônio que cria uma contração muito mais forte que a natural).

Além disso tudo, ainda passaram o trabalho de parto em um ambiente totalmente estressante, onde aumenta a liberação de adrenalina que aumenta a dor, e diminui a ocitocina que faz com que o colo do útero dilate.

Aliás, esperar pela dor já é um motivo para senti-la,já que o psicológico é muito poderoso, e todos os filmes e novelas mostram cenas horríveis de mulheres gritando e chorando, mostram o suficiente para assustar as gestantes que já estão sensíveis. Existem várias maneiras naturais de lidar com esse desconforto, bolsa térmica quente, massagens, posições, banho de chuveiro, banho de banheira, entre outros.

Mas, lembre-se que se com tudo isso, com todas as dicas, você ainda sentir que a dor é mais do que você pode lidar, sempre existe a analgesia peridural.

Você nunca vai saber como será sem tentar. Muitas mulheres confirmam que a essa sensação é totalmente suportável, outras tem uma tolerância mais baixa, mas TODAS esquecem o que sentiram depois, e  confirmam que vale muito a pena!

Aliás, a cesárea não é indolor, mesmo com todas as medicações e a morfina que a gestante recebe, quando passa, a dor vem. Não deixe o seu parto de lado por MEDO!

O parto natural é cientificamente comprovado o melhor para mãe e bebê, quando ambos estão saudáveis!

publicidade
publicidade