Doação de Sêmen

Uma doação que pode ser feita em vida e pode ajudar a muitas pessoas

publicidade

Um Banco de Sêmen necessita de doações frequentes para manter seu estoque ativo, já que, após avaliação rigorosa de cada doador, por meio de espermograma completo, triagem clínica e exames de sorologia, somente 40% são aprovados como aptos para fertilização.

As pessoas costumam doar sangue para salvar uma vida, mas precisam saber que doar sêmen pode ajudar a dar uma nova esperança de vida para um casal, cujo marido é infértil. Hoje há também mulheres que sonham em ser mães, mesmo sem ter encontrado o parceiro ideal e antes de seu relógio biológico avançar contra suas chances de engravidar e ter uma gestação tranquila.

Homens, entre 18 e 45 anos, podem doar sêmen e para isso basta ser saudável, não possuir doenças infectocontagiosas ou congênitas, nem problemas de hipertensão ou diabetes. Basta dirigir-se a um Banco de Sêmen apto a armazenar em criogenia amostras de sêmen de doadores voluntários. Cada coleta será submetida a um espermograma completo, triagem clínica e exames de sorologia e, se aprovada, será devidamente catalogada com um número. Referente a ele, segue um breve perfil com características físicas e sociais de cada doador que será apresentado quando solicitado às Clínicas de Fertilização.

Protegidos pela legislação brasileira que impede a identificação do mesmo enquanto proíbe qualquer forma de remuneração, o doador anônimo e voluntário, aprovado ou não, recebe em troca uma avaliação detalhada sobre sua fertilidade.

Aprovado, o voluntário precisa manter uma frequência de seis doações já que, quanto maior o número de doações, cresce a diversidade e o sucesso para as técnicas de reprodução assistida. A fim de garantir melhor performance, convém que se cumpra um período de abstinência sexual de até três dias e um intervalo de três a quatro dias entre as doações. Um Banco de Sêmen, através da criopreservação, permite realizar inseminação artificial com sêmens armazenados por mais de 28 anos.

Hoje a procura por amostras nos bancos é crescente por parte de mães solteiras e constante entre casais que lidam com a infertilidade do homem e desejam ter filhos. Portanto, se você pode, doe sêmen ou indique para seus amigos, parentes e conhecidos que queiram fazer uma boa ação da forma mais simples e natural possível.

publicidade
publicidade