Diabetes e depressão

Riscos da diabetes e depressão na gravidez

publicidade

O diabetes, quando não controlado durante a gravidez, oferece um maior risco de parto prematuro, bebê com excesso de peso e até complicações no parto. Hoje já se tem indícios de que o diabetes descontrolado aumenta a probabilidade de depressão na gestação e no pós-parto.

Pesquisadores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, acompanharam onze mil gestantes e concluíram que o diabetes antes da gravidez ou o diabetes manifestado depois que se descobre a gestação (diabetes gestacional) podem dobrar o risco de depressão da mulher durante e depois da gravidez.

A probabilidade de a mulher desenvolver depressão pós-parto é de 15 a 20%, principalmente se a mulher tem histórico de depressão na família ou de depressão em outra gestação. E para aumentar essa estatística, o diabetes muitas vezes não é diagnosticado e, assim, não tratado, dobra o risco de depressão.

Não foram estudados os motivos que relacionam o diabetes com a depressão, mas fatores biológicos e hormonais contribuem, como, por exemplo, a mulher lidar com uma doença que pode prejudicar seu bebê e a si mesma.

Por isso, mamãe, planeje a sua gravidez. Faça os exames e tratamentos necessários, incluindo o da diabetes, para que seu bebê se desenvolva da melhor maneira possível.

Como se tratar - Não existe uma cura definitiva para diabetes, mas ela pode ser tratada, controlando a doença. Portanto, todo esforço deve ser feito para o diagnóstico precoce e um tratamento adequado, evitando as conseqüências do diabetes.

É preciso que a mãe saiba que a diabetes é controlada através de uma alimentação balanceada, combinada a exercícios físicos e medicamentos específicos. Lembrando que essa tríade precisa ser indicada e acompanhada por profissionais.

Dicas

Evitar ganhar muito peso durante a gestação ajuda a prevenção da diabetes gestacional

Se já tem casos na família de diabetes procure um médico para saber se você, mamãe, também apresenta.

O diabetes elevado durante a fecundação aumenta o risco de malformações. Todo cuidado é pouco!

Mulher grávida fazendo teste em casa para medir diabetes - foto: Image Point Fr/ShutterStock.com

publicidade
publicidade