Banco de Sêmen Terapêutico

publicidade

Banco de Sêmen Terapêutico: garantia da paternidade no futuro

Indicado para homens que se submetem a situações onde sua capacidade reprodutiva pode ser colocada em risco, o Banco de Sêmen Terapêutico é um serviço que está à disposição de todo homem que deseja preservar hoje, gozando de plena saúde, a possibilidade de gerar seus próprios filhos no futuro.

Enquadram-se neste caso aqueles que irão se submeter a tratamentos de quimioterapia ou radioterapia, cirurgias de testículo ou próstata, pré- vasectomia, pacientes diagnosticados com caxumba e até mesmo atletas profissionais cuja prática esportiva possa acarretar em algum prejuízo para a fertilidade. Ciclistas, mergulhadores e jogadores de futebol estão entre os atletas que mais procuram o serviço. Também profissionais com exposição excessiva a agentes perigosos, como produtos químicos, pesticidas, chumbo ou radiação, entre outras toxinas ambientais.

A todos eles é recomendada a opção de armazenamento do sêmen antes do início de um procedimento médico, ou da atividade de risco, seja esportiva ou profissional, que possa resultar na perda da fertilidade.

Após fornecer informações, esclarecer todas as dúvidas e solicitar assinatura do termo de congelamento de sêmen, o Banco de Sêmen indica a sala reservada para a coleta. As amostras de espermatozóides seguem, então, para uma rigorosa análise. Informações como volume seminal, concentração, mobilidade e morfologia dos espermatozóides geram um relatório ao paciente.

Decidido pelo armazenamento, uma solução a base de glicerol é adicionada ao sêmen de forma gradativa com a finalidade de proteger os espermatozóides de possíveis danos causados pelo processo de congelamento. O sêmen diluído é então colocado em recipientes plásticos próprios, resistentes ao congelamento, identificado, congelado e mantido à temperatura de 196º C negativos, com nitrogênio líquido, em um botijão de segurança, por tempo indefinido, até o momento em que seu dono decidir “resgatá-lo”.

Quanto maior o número de coletas, maior será a disponibilidade de espermatozóides para as técnicas de Fertilização Assistida. A fim de garantir melhor performance, é recomendável manter um período de abstinência sexual de até três dias e intervalo de três a quatro dias entre as mesmas. Um Banco de Sêmen, através da criopreservação, permite realizar Fertilização Assistida com sêmen armazenado por mais de 28 anos.

Indique o Banco de Sêmen Terapêutico para seus maridos, irmãos, parentes, amigos e pacientes. Pode significar para ele muito mais do que uma esperança para o futuro, a geração de uma família.

publicidade
publicidade