Aprenda a fazer o tradicional soufflé francês

publicidade

Na história da gastronomia existe um consenso entre os estudiosos de que o soufflé surgiu no início do século XIX, na França. Não é possível afirmar quem foi o inventor do prato, porém existem os defensores que afirmam que o bolinho tenha sido criado por Marie-Antoine Carême, que também é conhecida pelo nome de Antonin Carême.

Aprenda a fazer o tradicional soufflé francês

Carême nasceu alguns anos antes da Revolução Francesa e seu currículo se destaca por ter cozinhado para pessoas como o rei Jorge VI, da Inglaterra, por exemplo. Há também historiadores que defendam que o soufflé tenha silo elaborado por Jean Anthelme Brillat-Savarin, outro francês, que nasceu no século XVIII. Jean destaca-se por ser o autor do livro Physiologie du goût (“A fisiologia do gosto”), considerado uma obra de extrema importância na história da gastronomia. 

O Chef Jonas Leite, especialista em cozinha Europeia, explica como fazer esse clássico prato da gastronomia francesa como sugestão para o dia dos pais.

Soufflé

Ingredientes

  • 150 ml de leite
  • 2 ovos
  • 1 folha de louro
  • 1 colher de sopa de farinha de trigo 
  • 1 colher de sopa bem cheia de queijo gruyere
  • 1 colher de chá bem cheia de manteiga
  • 1 cravo
  • 1 pitada de noz-moscada
  • 1 pitada de sal
  • 1 pitada de pimenta do reino branca moída

Modo de preparo

  • Pré-aqueça o forno a 200º C.
  • Unte os ramequins (pequena tigela de porcelana) com manteiga e polvilhe um pouco do queijo ralado.
  • Derreta a manteiga em uma panela. Adicione a farinha de trigo e mexa por aproximadamente dois minutos, até ficar levemente dourado. Retire a panela do fogo e comece a bater sem parar com o auxílio de um fouet e adicione o leite aos poucos. Coloque a folha de louro.
  • Retorne a panela para o fogão, aumente a temperatura e continue mexendo até ferver. Abaixe o fogo, tempere e deixe cozinhar por volta de 10 minutos, mexa a cada dois minutos até engrossar um pouco, mas ainda ter a consistência mais líquida.
  • Deixe amornar.
  • Adicione uma gema de cada vez ao bechamel, mexendo sempre.
  • Adicione o restante do queijo ralado.
  • Bata as claras em neve e adicione delicadamente ao bechamel.
  • Coloque para assar a 180º C até que fique dourado.

Sobre o Centro Universitário FMU

O Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) é referência na qualidade de ensino e empregabilidade de seus alunos e, em 2018, completou 50 anos. A Instituição oferece mais de 70 cursos de Graduação Tradicional e Tecnológica, mais de 100 cursos de Extensão, 100 opções de Pós-graduação lato sensu (Especialização e MBA) nas modalidades  presencial e a distância, bem como cinco opções de Pós-graduação stricto sensu (Mestrado em Direito da Sociedade da Informação, Mestrado em Saúde Ambiental, Mestrado em Administração em Governança Corporativa, Mestrado Profissional em Jornalismo e Mestrado Profissional Em Projeto, Produção E Gestão Do Espaço Urbano).Possui estrutura moderna, campi de fácil acesso e professores altamente qualificados que oferecem aos estudantes uma formação diferenciada para lidar com as demandas do mundo do trabalho. Desde 2014, integra a rede internacional de universidades Laureate, que conta com 38 instituições de ensino, em 10 países, e mais de 850 mil alunos pelo mundo. Pela iniciativa Global Office, oferece aos seus alunos as ferramentas necessárias para o desenvolvimento da carreira com foco na empregabilidade, sob uma perspectiva internacional. A Instituição também se dedica a potencializar a transformação contínua da sociedade, desenvolvendo projetos que atendem às necessidades atuais da população, tais como atendimentos nas áreas de saúde e direito, entre outros.

Sobre a Laureate Brasil

A Laureate Brasil, integrante da rede global líder em ensino superior Laureate International Universities, é formada por 12 instituições, com mais de 50 campi em oito estados brasileiros, e polos em diversos locais do país na modalidade de educação a distância. Fazem parte do grupo mundial: Business School São Paulo (BSP); CEDEPE Business School; Complexo Educacional FMU/FIAM-FAAM; Centro Universitário do Norte (UniNorte); Centro Universitário IBMR; Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter); Centro Universitário FADERGS; Centro Universitário UniFG; Faculdade Internacional da Paraíba (FPB); Universidade Anhembi Morumbi (UAM); Universidade Potiguar (UnP); Universidade Salvador (UNIFACS); e EAD Laureate.

Sobre a Laureate International Universities

A Laureate International Universities é a maior rede global de instituições de ensino superior, com 850 mil estudantes matriculados em 38 instituições presenciais e online, localizadas em cerca de 10 países, com programas de graduação e pós-graduação (lato e stricto sensu) de qualidade e focados na empregabilidade dos estudantes, em uma ampla gama de áreas de conhecimento. A organização é a maior Empresa B Certificada® do mundo na área de educação e tem a missão Here for Good, de estar aqui para o bem e para sempre, pois acredita que quando os alunos obtêm sucesso, países prosperam e a sociedade se beneficia. Saiba mais em: www.laureate.net.

publicidade
publicidade