Quem busca emagrecer utilizando uma alimentação mais correta tenta fugir do consumo de alimentos industrializados, processados e ricos em gordura e açúcar. Se por um lado essa missão nunca é tão simples, a explicação é fácil de entender.
“Esses alimentos realmente viciam e são os que mais fazem falta durante o processo de reeducação alimentar, já que o sistema de recompensa cerebral é ativado quando consumimos algo que gostamos muito. O prazer é imediato e pode ser equiparado a vícios em bebidas alcoólica, tabagismo e até drogas - por isso que trocar hábitos alimentares é tão difícil”, explica a médica.
A dica da nutróloga é saber dosar, já que quando o consumo de um doce todos os dias após o almoço se torna um hábito, por exemplo, é bem mais difícil riscar ele da lista. “Se há um equilíbrio na quantidade e o cérebro entende que algumas boas trocas suprem as necessidades, o vício não aparece. Assim, uma dieta torna-se rotina e nada fica ao extremo: nem o consumo, nem a abstinência”, revela a médica que listou aqui os alimentos que merecem atenção na hora de comer, segundo a pesquisa.
1 – Pizza
2 – Chocolate
3 – Salgadinho
4 – Cookies
5 – Sorvete
6 – Batata frita
7 – Cheeseburger
9 – Refrigerante
9 – Bolo
10 – Queijo
11 – Bacon
12 – Frango frito
13 – Salgadinhos assados
14 – Pipoca amanteigada
15 – Cereal matinal
16 – Gummies
17 – Bife
18 – Muffins
19 – Nozes
20 – Ovos
FONTE: Dra. Ana Luisa Vilela
Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina de Itajubá – MG, especialista pelo Instituto Garrido de Obesidade e Gastroenterologia (Beneficência Portuguesa de São Paulo) e pós graduada em Nutrição Médica pelo Instituto GANEP de Nutrição Humana também na Beneficência Portuguesa de São Paulo e estágio concluído pelo Hospital das Clinicas de São Paulo – HCFMUSP.
Hoje, dedica-se a frente da rede da Clínica Slim Form a melhorar a autoestima de seus pacientes com sobrepeso com tratamentos personalizados que aliam beleza e saúde.
www.draanaluisavilela.com.br