Mamães “atletas”, bebês saudáveis

Fazer atividades físicas durante a gravidez faz bem não só para a mamãe como também para o bebê que carrega na barriga

Todas as mulheres sabem dos benefícios do exercício físico para a saúde e bem-estar do próprio corpo. O que algumas desconhecem é que fazer atividades físicas durante a gravidez faz bem não só para a mamãe como também para o bebê que carrega na barriga.

O Instituto de Saúde Pública da Noruega, em Oslo, realizou uma pesquisa com mais de 36 mil mulheres que tiveram uma gestação a termo.

O resultado revelou que a mamãe que faz exercícios regularmente diminui muito o risco de o seu bebê nascer com sobrepeso. As mamães foram submetidas a dois questionários onde respondiam dados sobre suas atividades físicas realizadas entre a 17ª e 30ª semana de gravidez.

Gestante fazendo alongamento - Foto: Thinlstock

A explicação sobre a importância da mamãe fazer exercícios corretos na gravidez para o nascimento de bebês mais “enxutos” pode estar na glicose da mãe.

Um dos principais motivos para o sobrepeso do bebê ao nascer parece ser o excesso de glicose no sangue da mamãe durante a gravidez. Durante a gestação, a placenta produz grandes quantidades de hormônios imprescindíveis para o desenvolvimento do feto, mas deixam o organismo da mamãe resistente à insulina.

Normalmente, o pâncreas consegue produzir mais insulina, mas em algumas mulheres o nível de glicose ainda fica alto, mesmo que a mulher não apresente uma diabetes gestacional. Esse alto nível de glicose alimenta o bebê em demasia, deixando-o com excesso de peso.

O estudo norueguês relata que exercícios físicos regulares durante a gravidez (pelo menos três vezes por semana) diminuem o risco de dar à luz a um bebê com sobrepeso entre 23% e 28%. Os exercícios sensibilizam os receptores de insulina e aumentam a utilização de glicose nessas gestantes, mantendo os níveis da glicemia estáveis.

Saiba queimar calorias – Nem toda mamãe pode fazer exercícios físicos. Há várias contra indicações. Dentre as contra indicções estão: doenças do coração, risco de parto prematuro, sangramento uterino, hipertensão descontrolada, placenta prévia, entre outros. As mamães que antes de engravidar eram sedentárias, devem esperar passar o primeiro trimestre para começar os exercícios. As mamães que já realizavam exercícios antes da gravidez podem continuar durante toda a gravidez mas sempre com a autorização e o acompanhamento médico.

Há outros fatores que interferem no peso de nascimento do bebê, como idade materna, número de filhos, hipertensão, diabetes e pré-eclâmpsia.

Dicas

Procure orientações do seu médico para verificar a possibilidade da realização de exercícios físicos durante a gravidez.

Assim que decidir pela atividade física busque um educador físico atualizado em exercícios para gestantes. Lembre-se que muita atividade não é sinônimo de benefício ao corpo.

Faça sempre uma alimentação balanceada sem excesso de carboidratos e doces.

Se você já fazia alguma atividade física antes de ficar grávida, procure mantê-la. Você só precisará diminuir a intensidade se houver desconforto ou por recomendação de seu médico.

Deixe um comentário