Pesquisar

Livro: Um Bebê e Duas Cegonhas

Um livro infantil dedicado a todas as crianças concebidas pelos tratamentos de fertilização in vitro

publicidade

Escrito pelo especialista em reprodução humana e diretor do Centro de Reprodução Humana do IPGO, Arnaldo Schizzi Cambiaghi, “Um bebê e duas cegonhas” é um livro dedicado especialmente às crianças concebidas pelos tratamentos de fertilização in vitro e aos pais que desejem explicar aos seus filhos como é o passo a passo desse método, de um modo simples, fácil e humano.

Trata-se de uma obra escrita com seriedade científica que conta, do ponto de vista infantil, a emocionante trajetória de um casal buscando ter um filho por meio das técnicas de fertilização in vitro e que consegue realizar seu sonho. Inicialmente voltado aos pequenos, o livro também vai interessar aos adultos.

Capa do livro: Um Bebê e Duas Cegonhas - Autor: Arnaldo Schizzi Cambiaghi

A história, com roteiro do próprio Cambiaghi é narrada por um  bebê de um modo simples e carinhoso. Já as ilustrações cheias de humor são do cartunista Mauricio Rett.

A mensagem principal da obra é mostrar que não existe diferença entre as crianças concebidas naturalmente das nascidas por meio de fertilização. “Elas são iguais. E se a pergunta é ‘de onde eu vim?’, a resposta deverá ser sempre a mesma: do amor dos pais”, afirma Cambiaghi.

Eis um trecho: “Quando estava no berçário, eu vi um monte de bebês, todos como eu. Na verdade, eram uns mais gordinhos, outros mais magrinhos. Uns mais compridos, outros menores. Uns tinham a pele da mesma cor que a minha, outros mais claros, rosados, e outros mais escuros. Mas o mais importante: todos eram saudáveis. Não tinha diferença entre nós. Tanto fazia se o parto tinha sido normal ou cesariana, ou se tínhamos sido concebidos naturalmente ou por fertilização ou inseminação”.

Com a ajuda da medicina

A obra também enfatiza, não só para as crianças, mas a todos, que a jornada do casal em busca do filho é um ato de amor, generosidade e coragem. Contando com a ajuda da medicina, é claro.

Quando a gravidez acontece naturalmente, tudo sempre é mais fácil de ser explicado, mas quando ela é resultado de um tratamento, pode se tornar mais complicado. Assim, o livro busca esclarecer as dúvidas que as crianças sempre tiveram como “de onde eu vim” e “como os bebês são feitos”.

E para ilustrar esta história, o livro conta com duas cegonhas, lendária imagem sempre associada à gravidez e à fertilidade, na trama incorporadas por médicos.

 “As crianças são o objetivo da minha vida, uma meta do meu trabalho e, por isso, já era tempo de dedicar um livro a elas. Elaborar um roteiro para esta história foi um enorme prazer”, afirma Cambiaghi.

Assim como o bebê do livro, que ensina a todos aqueles que têm dificuldades para ter filhos que as enfrentem sem nunca desistir, Cambiaghi aconselha: “Nunca desista, pois na maioria das vezes, seus sonhos podem se tornar realidade”.

Sobre o autor

Arnaldo Schizzi Cambiaghi é ginecologista-obstetra especialista em medicina reprodutiva, trilha sua carreira auxiliando casais na busca por um filho e durante toda a gestação. Formado pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa casa de São Paulo e pós-graduado pela AAGL, Ilinos, EUA em Advance Laparoscopic Surgety. Membro-titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Laparoscópica, da European Society of Human Reproductive Medicine.

É diretor do Centro de reprodução humana do Instituto Paulista de Ginecologia e Obstetrícia (IPGO), além de autor de diversos livros na área médica como Fertilidade Natural (LaVida Press), Grávida Feliz, Obstetra Feliz (LaVida Press), Fertilização um ato de amor (LaVida Press), Manual da Gestante (Ed. Madras), Os Tratamentos de Fertilização e As Religiões (Ed. LaVida Press) e  Fertilidade e Alimentação (LaVidapress). Criou também os sites: www.ipgo.com.br; www.fertilidadedohomem.com.br; www.fertilidadenatural.com.br, onde esclarece dúvidas e passa informações sobre a saúde feminina, especialmente sobre infertilidade. Apresenta seu trabalho em Congressos no exterior, o que confere a ele um reconhecimento internacional.

Site da editora: www.lavidapress.com.br

publicidade
publicidade