Fluorose dental

Você sabia que aquelas manchinhas brancas existentes nos dentes podem ser causadas por excesso de flúor?

Muitos não sabem, mas a fluorose, nome dessas manchas, é o excesso de flúor na formação do esmalte do dente.
Conforme explica o Dr. Fabrício Dias, consultor médico da Weleda, a quantidade de flúor existente nas águas da maior parte do Brasil já é suficiente à necessidade do organismo e para devida formação do esmalte. Sendo assim, um gel ou creme dental com mais flúor torna-se dispensável.
Como a maioria das crianças não sabe cuspir, quando utilizam um creme dental que possui flúor na composição, elas acabam ingerindo esse flúor que vai se acumulando no organismo e, em excesso, forma a fluorose.
Fluorose dental - Foto: bigbear / pixabay.com
Uma forma de prevenir isso é a utilização de gel dental sem flúor. “O esmalte tem que ser duro na medida certa”, diz o especialista. Precisamos, sim, de flúor, porém em pequeníssima quantidade, a qual já é encontrada na água utilizada no dia a dia.
A Weleda oferece o Gel Dental Infantilsem flúor especialmente desenvolvido para o cuidado com os dentes de leite. Com escovação regular, protege os dentes de leite contra as cáries e a formação de placas bacterianas.
Gel Infantil Weleda
Sem adição de flúor e de mentol, é formulado com ingredientes naturais, livre de corantes e conservantes artificiais, e de matérias-primas derivadas de óleos minerais e não prejudica o organismo. Livre de Lauril Sulfato de Sódio (detergente). Produto vegano, testado por dentistas e não testado em animais. Ele é feito com extrato de flores de calêndula que ajuda a acalmar os dentes das dores momentâneas; e sílica, que auxilia na limpeza e remoção da placa bacteriana. Livre de matérias-primas derivadas de óleos minerais, corantes e conservantes artificiais e com aroma 100% natural, ao ser usado diariamente, protege os dentes de leite contra a formação da placa bacteriana e cáries.
“Resumindo, é importante ressaltar que a fluorose é algo que pode (e deve) ser evitada, pois em um grau extremo ela pode levar até a queda do dente”, finaliza o Dr. Fabrício.

Deixe um comentário