Pesquisar

Cuidado com as manchinhas brancas nos dentes

Você sabia que aquelas manchinhas brancas existentes nos dentes, podem ser causadas por excesso de flúor?

publicidade
Muitos não sabem, mas a fluorose, nome dessas manchas, é o excesso de flúor na formação do esmalte do dente.
 
Conforme explica Dr. Fabrício Dias, consultor médico da Weleda, a quantidade de flúor existente nas águas da maior parte do Brasil já é suficiente à necessidade do organismo e para devida formação do esmalte. Sendo assim, um gel ou creme dental com mais flúor torna-se dispensável.
 
Como a maioria das crianças não sabe cuspir, quando utilizam um creme dental que possui flúor na composição, elas acabam ingerindo esse flúor, que vai se acumulando no organismo e, em excesso, forma a fluorose.
 
Uma forma de prevenir isso é a utilização de gel dental sem flúor. “O esmalte tem que ser duro na medida certa”, diz o especialista. Precisamos, sim, de flúor, porém em pequeníssima quantidade, que já é encontrada na água utilizada no dia a dia.
 
A Weleda oferece um Gel dental infantil desenvolvido especialmente para os dentes de leite, sua fórmula foi desenvolvida sem flúor e sem nenhuma substância prejudicial ao organismo em caso de ingestão.

Ele é feito com extrato das flores de calêndula, que ajuda a acalmar os dentes das dores momentâneas; e sílica, que auxilia na limpeza e remoção da placa bacteriana. Livre de matérias-primas derivadas de óleos minerais, corantes e conservantes artificiais e com aroma 100% natural. Ao ser usado diariamente, protege os dentes de leite contra a formação da placa bacteriana e cáries.
 
Resumindo, é importante ressaltar que a fluorose é algo que pode (e deve) ser evitada, pois em um grau extremo ela pode levar até à queda do dente, finaliza o Dr. Fabrício.
publicidade
publicidade